Silicone: um material à base de sílica

Silicone e polissiloxanos são ambos polímeros produzidos a partir de siloxano ou silicone. Geralmente são substâncias incolores, semitransparentes, escorregadias ou elásticas. Os silicones têm sido amplamente utilizados em adesivos, materiais de fricção, lubrificantes, selantes, produtos médicos e em isolamento e isolamento térmico e elétrico. Este artigo discute um pouco sobre as propriedades desses dois tipos diferentes de silicone.

O silicone puro é um material à base de sílica formado a partir do minério de silício. Este mineral é a fonte mais comum de compostos à base de sílica e silicone. Em sua forma pura, o silicone puro tem baixa viscosidade e pode ser uma substância semelhante ao plástico muito forte. Devido à sua plasticidade, este tipo de silicone é amplamente utilizado em embalagens de alimentos e indústrias de serviços alimentícios, bem como em isolamento térmico e elétrico e algumas aplicações médicas.

Silicone e polissiloxanos são dois outros tipos de silicone. Este material é ligeiramente mais rígido do que o silicone puro e também possui alguma resistência mecânica. Esses dois tipos são comumente usados ​​juntos. Algumas pessoas preferem o uso de silicone puro porque ele pode ser usado de forma mais extensa e com mais flexibilidade. Outra escolha popular desse silicone é uma mistura de puro e polissiloxanos, pois possuem características semelhantes no que diz respeito ao isolamento térmico e elétrico e à resistência mecânica. Algumas dessas misturas podem até apresentar o silicone como um dos principais componentes. Esta mistura também pode apresentar algumas propriedades adicionais, como alguns outros ingredientes.

É importante entender de quais características o silicone é composto se você estiver pensando em comprar o produto. Muitas vezes, é fácil simplesmente comprar um produto de silicone porque tem um nome ou símbolo nele. Embora muitas empresas possam ter um logotipo oficial, geralmente é difícil descobrir se a empresa realmente usa esse material específico. É importante aprender sobre todas as propriedades de cada produto, incluindo a composição específica do produto antes de comprá-lo.

Um dos tipos mais populares de silicone é o Metacrilato de Metila ou MRM. Esse tipo de silicone é frequentemente usado em isolamento térmico, mas também é uma escolha popular do silicone encontrado em alguns produtos médicos. Outros tipos populares de silicone incluem o isocianato, o cisostano e o poliuretano, entre outros. O objetivo da maioria dos silicones listados aqui é fazer uma camada protetora na superfície dos produtos e fornecer suporte mecânico.

Existem algumas maneiras diferentes pelas quais os produtos de silicone são fabricados. Os métodos mais comuns de fabricação de silicone são moldagem por injeção e extrusão. O último método envolve derramar um material em um molde para formar a parte de silicone do produto. Outros métodos são eletrofiação e termoformação. O silicone é um material muito flexível e muito maleável, o que permite uma transferência suave do produto para o molde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>